Simplificar a vida não parece ser uma coisa fácil. Mas com certeza é o desejo de muita gente. É por isso que nasceu a Simples: para levar aos nosso clientes e aos seus consumidores uma comunicação sem interferências, sem precisar sempre de verbas megalomaniacas, sem promessas que realmente não possam ser cumpridas. Nascer com um nome simples realmente não é fácil. Porque fácil mesmo é complicar. Mas a gente aceitou o desafio. E estamos aqui, há quase 5 anos. Seja bem-vindo ao mundo simples.

O efêmero da internet

Posted: sexta-feira, julho 29, 2011 | Publicada por Unknown | Etiquetas:

Hoje lembrei que ontem aqui na Simples tivemos um papo muito interessante. O assunto? O conteúdo efêmero da internet. Você consegue lembrar do que estava nos Tts de ontem? Consegue? E os de antes de ontem? E os de antes de antes de ontem? Parece que faz muito tempo, mas na verdade, são só 3 dias. Na relação espaço tempo do seu cérebro, 3 dias são poucas 72h horas, mas já na relação espaço tempo da internet, são longos 4320 minutos.

A grande questão é: como medir retorno de investimento em comunicação online, se tudo o que se constrói de conteúdo para internet tem a longa vida de alguns dias? Como investir vários milhares de reais em um vídeo institucional de pouco mais de 3 minutos, como o lindo trabalho feito para a VIVO que tinha como tema a música Eduardo e Mônica do Legião Urbana, sendo que ele em um dia vira a coisa mais comentada na internet, mas que ainda no mesmo dia, várias pessoas comentam que não aguentam mais assistir?

E a banda mais bonita da cidade? Era linda para muitos. Era.

E a Sandy? No minuto seguinte que comentou sentir o tal prazer, virou celebridade de novo por causa do monossílabo. Foram vários comentários no twitter, facebook, pessoas montaram vídeos e postaram no youtube, etc. Mas e hoje? Claro que alguém ainda vai comentar sobre o ocorrido, sempre existem os retardatários, como em tudo, mas amanhã ninguém vai lembrar dela pois alguém vai ter dito, ou feito, ou gravado, alguma coisa que mereça a atenção do país, ou do mundo.

O mais intrigante é que, comparativamente, ainda continuamos investindo milhões de reais em campanhas de publicidade que veiculam em tv, outdoor, empenas, rádio, anúncios de jornal e revista, ações de guerrilha, marketing direto, etc, mas a internet é a grande vedete. Campanhas só para internet, vídeos só para intenet, conteúdo exclusivo para hotsites e portais. E ainda aplicativos para iphones, ipads, ipods, androids, etc. Então, como comparar o retorno de investimento em comunicação online e offline? Como convencer o cliente a investir em uma ação sabendo que a duração daquilo vai ser de apenas alguns dias? A gente sabe que o retorno existe, mas dinheiro é dinheiro, e dinheiro por dinheiro a gente escolhe comprar uma página de jornal ou produzir um vídeo para internet?

Pertinência e público continuam sendo a resposta pra tudo. Será?

Desculpem pelos poucos exemplos, mas foram os que consegui lembrar.

0 comentários: